quinta-feira, 7 de abril de 2022

Fazendo magia no computador: Técnicas e truques digitais para desenhistas iniciantes #1

Introdução:

Então você tem um computador ruim e está cansado de editar suas coisas no paint. Ou, não sabe como hackear a Adobe para ter uma versão do Photoshop pirata. A minha recomendação é que o senhor ou a senhora baixe agora o programa Gimp, um programa gratuito, profissional, amigo, leve e com 70% dos recursos de um Photoshop da vida. É o programa que eu uso há mais de 10 anos para editar meus desenhos, junto com o Photofiltre (uma versão melhorada do paint que tem uma boa ferramenta de texto).

1-Editando desenhos preto e branco

Meus primeiros passos para editar um desenho são:
Escanear, Abrir no Gimp (você pode escanear pelo Gimp, se preferir) e mexer no contraste.



Dica esperta: Mesmo o desenho sendo preto e branco, eu tiro toda as cores da imagem (Cores>Matriz e Saturação), pois mexer no contraste sem tirar a saturação pode acabar deixando o preto do seu traço meio esverdeado ou amarelado. Esqueça isso se você já escanear em preto e branco.

Depois eu aplico o "Contraste" (Cores>Contraste) para tirar algumas marcas de lápis. 

 

As cores do traço estão tão apagadinhas que dá até uma tristeza. Não gosto de colocar contraste até o 100 porque o efeito pode apagar algumas linhas mais finas.

Por último, taco uma função chamada "Curvas" (Cores>Curvas>) para realçar bem as linhas pretas, incluindo as finas. Mas atenção! Se você aplicar "Curvas" sem ter aumentado o contraste antes, todas as marcas de lápis do seu desenho vão ser realçadas, o que pode ser ruim ou bom, dependendo do seu propósito.


Veja como a curva mágica deixou o traço mais formoso!


2- Truque interessante

Desenhar com um traço branco sobre um fundo preto pode ser uma boa pedida para sair da monotonia. Essa é uma técnica considerada muito charmosa e já foi usada por grandes mestres, como DaVince (artista paranaense). Mas, as vezes, não temos dinheiro para comprar uma caneta branca/ tinta branca, um pincel loko, uma folha preta. Aí, o negócio é improvisar com o que tem, nesse caso, um programa de edição de imagens!
Vamos utilizar como exemplo a imagem abaixo:


 

Primeiro, você vai seguir os mesmos passos de antes, considerando que seu desenho está cru.
Depois, vai adicionar magia: a função INVERTER CORES, que pode parecer básica pra muita gente. Se é básico pra você, por favor, pode se retirar da minha aula!

 


Prontex, o efeito é imediato!
Há algumas peculiaridades que só mexendo no programa pra tu entender. Também é possível selecionar apenas um local para aplicar o efeito. Vai do que quiseres fazer.

É isso, espero que tenham gostado e até a próxima, onde vou falar sobre pintura em camadas.  Na terceira aula, para fechar o módulo básico, vou falar sobre retículas!

---



Nenhum comentário:

Postar um comentário