sexta-feira, 29 de abril de 2022

1 ano do jogo 5 dias com Tony Bumbum - Parte 2

Continuando com a postagem celebrando 1 ano do jogo Tony Bumbum.
Parte 1
aqui

Antes de mais nada, quem é Tony Bumbum?
Tony apareceu rapidamente pela primeira vez na hq Sinuca Paranoide, que lancei pela editora Pé de Cabra. Ele era um sinuqueiro de bunda grande que estava participando da segunda etapa do Campeonato de Sinuca. Tony não teve nenhuma importância na história, mas, em sua rápida passagem, deixou um dos protagonistas enfeitiçados. E com certeza alguns leitores também.

Galego e Tony. Em Sinuca Paranoide, Tony é mais barbudo e bundudo.


Introdução

Quando pensei em fazer o jogo do Tony Bumbum...
Só sei que eu estava dando uma olhada em aulas de programação gratuita, procurando um rumo pra minha vida. Aí, por estar mexendo com códigos em uma tela preta, lembrei de um jogo chamado Palhada City, um jogo de texto brasileiro dos anos 90 ou anos 2000 e fiquei com vontade de fazer um jogo. Eu não vivi essa coisa de jogos de texto na época, pois minha família só foi conseguir ter um computador no final dos anos 2000, mas sempre gostei de jogos antigos, sobretudo de super nintendo e também gostava de frequentar a locadora de jogos.

As aulas de programação eram difíceis para o meu cérebro e desisti logo no começo quando descobri o TWINE, um programinha que é bem fácil de mexer e nem precisa saber programar, só um códigozinho ou outro pra personalizar seu jogo. O Tony parecia ser o personagem mais viável para esse experimento. Me veio na cabeça a ideia de ele ser um cam boy. Sua personalidade seria ingênua. Uma pessoa que faz umas escolhas meio na ingenuidade e se coloca em situações em que não quer estar. Ótimo para ser protagonista de um jogo de...escolhas.

Twine

Durante cerca dois meses eu trabalhei no jogo em minhas horas vagas. Escrevendo, pensando e desenhando.
O Twine é como um grande quadro onde você vai colocando notas de papel e as ligando. Sendo cada nota a resposta para uma pergunta, um caminho para uma escolha ou um novo texto que vai levar a outras dezenas de notas. Esse é o quadro do jogo de Tony Bumbum:

 

Mais de perto, esse mapa de notas fica bem caótico


Aqui da pra ver melhor as ligações:


E aqui você pode ver como é dentro dessas caixinhas:


Se você quer fazer um jogo no Twine, a dica que eu daria é não deixar a revisão por último, porque depois é muito difícil de se localizar nesse emaranhado de caixinhas e setas.


As imagens do jogo


Eu fiz os desenhos do Tony Bumbum no paint e tratei no Photo Filtre, pois é um programa que tem uma ferramenta de redução de cores que deixa a imagem com aspecto bem parecido com as imagens antigas de computador.

Antes:

Depois:

Com a imagem pronta, era só upar em um site de hospedagem de imagens e depois colocar um código na caixa de texto do Twine.
Eu evitei de usar muitas imagens no jogo, porque sempre achei que o legal do jogo de texto é a tela preta com as letrinhas e não tanto o desenho.



Correndo pro abraço

Com o jogo pronto e testado pelos voluntários Bruno B, Lucas A. e a companheira Emilly Bonna, era só colocar "5 dias com Tony Bumbum" na plataforma Itch.io. Ah, também tinha que fazer a capa:

A mão do velho safado


Futuro

O jogo "5 dias com Tony Bumbum" é passado, mas Tony Bumbum não. Junto com Emilly Bonna, fizemos até uma história dele pra revista Pé de Cabra Nº4.



 

Mas...e o próximo jogo de Tony Bumbum? Vai ter? A resposta é difícil de dar. Ideias eu tenho. Tempo e dinheiro não. Um computador melhor, que não trava, já ajudaria (é difícil até escrever uma postagem nesse computador maldito). O que posso dizer é que esse ano não terá um novo jogo do Tony Bumbum. E é provável que em 2023 também não tenha.
Uma coisa que me deixa frustrado é não ter dinheiro pra poder fazer um adesivo ou uma camiseta do Tony. Até já fiz uma almofada no site Colabb 55, mas só pela piada, porque eu receberia apenas um real e alguns centavos por cada compra e só uma pessoa comprou, o ilustre Lobo Ramirez. A rara almofada pode ser considerada um tesouro e está na Ilha Fantasma. Se eu tivesse condições, Tony Bumbum poderia ser uma fonte de renda! Por outro lado, é triste que um carinha como Tony seja explorado dessa forma. É tudo que o jogo que eu criei condena, um ser humano ser explorado por outro ser humano. Pra mim, Tony é uma pessoa real e eu não quero torná-lo meu prostituto. Tá, uma camiseta, um adesivo, isso não é exploração e sim a celebração de uma figura como Tony. Me dê dinheiro Tony!!


Até a próxima!




2 comentários: